O CONSELHO DE EMPRESÁRIOS IBERO-AMERICANOS (CEIB)
A VOZ DOS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO
O Conselho de Empresários Ibero-americanos (CEIB) nasce no ano de 2015, no quadro da XXVI Reunião de Presidentes de Organizações Empresariais Ibero-americanas, como uma iniciativa apoiada pela Organização Internacional de Empregadores (OIE), instituição a que pertencem as 24 organizações empresariais mais representativas dos 20 países ibero-americanos, Espanha, Principado de Andorra e Portugal.
O objetivo do Conselho de Empresários Ibero-americanos (CEIB) é valorizar os fatores de competitividade comuns aos empresários ibero-americanos e contribuir para o melhor desenvolvimento económico e social dos países da Região. Outro dos seus objetivos é trabalhar no desenvolvimento de estratégias e políticas a longo prazo no espaço ibero-americano, defendendo os interesses empresariais e mantendo aberta uma linha permanente com as instituições multilatinas e os governos das distintas nações.
Com essa finalidade, no dia 24 de fevereiro de 2016, a CEIB celebrou em Madrid um Acordo de Colaboração com a Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB), consolidando o seu prestígio e reconhecimento, quer em Espanha, quer na região ibero-americana.
A MAIOR REDE DE ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS NA IBERO-AMÉRICA
O CEIB reúne as organizações empresariais mais importantes da Ibero-América, com caráter voluntário, em representação e defesa dos interesses das empresas, dos profissionais e trabalhadores independentes, configurando a maior rede empresarial da Região.
O Conselho é constituído pelas seguintes organizações empresariais: Argentina - UIA; Bolívia – CEPB; Brasil – CNI; Chile – CPC; Colômbia – ANDI; Costa Rica – UCC; Equador – Câmara de Indústrias de Guayaquil; El Salvador – ANEP; Paraguai – FEPRINCO; Peru – CONFIEP; México – CONCAMIN – COPARMEX; Nicarágua – COSEP; Panamá – CONEP; Principado de Andorra – CEA; Honduras – COHEP; Uruguai – CIU – CNCS; Guatemala – CACIF; República Dominicana – COPARDOM; Venezuela – FEDECAMARAS; Espanha – CEOE e Portugal – CIP.
O CEIB assume-se desta forma como o principal interlocutor das empresas junto dos governos, dos agentes sociais, económicos e políticos internacionais.
ATIVIDADES PERMANENTES DO CONSELHO DE EMPRESÁRIOS IBERO-AMERICANOS
Mediante a aliança com a Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB), o Conselho de Empresários Ibero-americanos constitui-se como uma referência empresarial para a Ibero-América, identificando-se como a única instituição oficial responsável pela organização dos Encontros Empresariais Ibero-americanos que se celebram bienalmente, e com caráter prévio à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América.
Assume a coorganização com a SEGIB dos Fóruns Ibero-americanos das PME, que se celebram anualmente. Este Fórum desperta o interesse das micro, pequenas e médias empresas do conjunto da Região, que se reúnem para debater sobre os temas específicos destas particulares entidades, que representam a maior percentagem do tecido produtivo dos nossos países.
Além disso, o Conselho de Empresários Ibero-americanos (CEIB), juntamente com a Organização Internacional de Empregadores (OIE), são os responsáveis pela organização das Reuniões de Presidentes de Organizações Empresariais Ibero-americanas que se celebram anualmente, tanto no país anfitrião da Cimeira política, como em Madrid, onde está sediado. Nestas reuniões, os presidentes das organizações empresariais ibero-americanas partilham um espaço para abordar os problemas e as possíveis soluções que afetam as empresas dos países da Região.
Além destas atividades, o CEIB organiza todos os anos vários encontros empresariais e fóruns de interesse geral, no intuito de manter um trabalho contínuo ao longo do tempo, de acordo com os mandados e as temáticas das cimeiras políticas. Estas atividades têm lugar em todos os países da Região, com a finalidade de cumprir o objetivo principal da sua existência: defender e proteger os interesses das empresas ibero-americanas, que são o motor das economias da Região.
ESTRUTURA E COMPETÊNCIAS
A presidência pro tempore do CEIB é rotativa entre os presidentes das organizações empresariais e corresponde à cúpula do país anfitrião da Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo. Por outro lado, a Secretaria Permanente do CEIB incide na Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE).
As funções do CEIB são as seguintes:
· Representar os seus membros junto das Cimeiras Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo e, de forma permanente, da Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB).
· Coordenar as posições empresariais no âmbito das relações comerciais e de investimento da UE/América Latina.
· Apoiar uma envolvente reguladora empresarial que fomente a criação e o desenvolvimento de empresas.
· Fomentar o crescimento económico e o desenvolvimento social dos países ibero-americanos.
Nesse sentido, o CEIB pretende principalmente:
· Promover iniciativas nos países para a simplificação administrativa e a convergência legislativa.
· Identificar barreiras administrativas.
· Propor melhorias práticas reguladoras.
· Elaborar um relatório de indicadores sobre a produção legislativa nos países, assim como índices de segurança jurídica.
· Organizar regularmente fóruns de investimento e cooperação empresarial por países ou regiões.
· Criar uma bolsa de oportunidades comerciais entre os países-membros.
· Fomentar projetos tecnológicos abertos à participação de empresas dos distintos países.
· Partilhar programas formativos em linha.
· Defender a economia de mercado, a competitividade e a internacionalização empresarial, a livre concorrência e a responsabilidade social empresarial.
· Promover a unidade de mercado.
· Potenciar a investigação e a inovação tecnológica na empresa, a sociedade da informação e a formação empresarial, bem como a sustentabilidade e a proteção do ambiente.
· Criar uma bolsa de oportunidades comerciais entre os países-membros.
· Implementar programas formativos e de bolsas de estudo ibero-americanas para candidatos da Região, contribuindo para a valorização do capital humano das empresas.
ORGANIZAÇÕES MEMBROS